PREFEITURA MUNICIPAL - PALMITAL - Trabalho e Desenvolvimento
   
   
           

 

Localização:

Rua João Leone, 430
 

Telefone:

18-3351-2457 (fax)
3351-2456
3351-2446

 
 

 

 

  O departamento de Saúde e Saneamento tem por finalidade planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde; participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde-SUS, em articulação com sua direção estadual; participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.

O diferencial da Secretaria de Saúde em nossa cidade

Contamos hoje com a Assistência Farmacêutica (SISFARM) totalmente informatizada em todas as unidades de saúde onde é possível saber em tempo real o que está sendo dispensado e qual paciente está sendo atendido trazendo assim economia aos cofres públicos pois essa medida evita que paciente pegue o mesmo medicamento em unidades diferentes sem necessidade. Nossa Assistência Farmacêutica também conta com uma grade de medicamentos padronizados, com vários itens, bem acima dos municípios da nossa região. Medicamentos com receita SUS que não fazem parte da nossa padronização são manipulados na farmácia do CIVAP que se encontra no município de Tarumã.

Ainda administra o sistema de regulação de exames, agendamentos de consultas médicas on-line (SISREG), também informatizado em todas as unidades de saúde. Assim que o paciente sai da consulta médica, já é feito o agendamento de exames ou consultas em qualquer especialidade na própria unidade que ele foi atendido sem a necessidade que este paciente se desloque para o Departamento de Saúde.

 
 
 
 
 
   
   
   
 

Como trabalha o Departamento

O Departamento de Saúde e Saneamento, gestor do Sistema Único de Saúde no Município, é responsável pela formulação e implantação de políticas, programas e projetos que visem promover, proteger e recuperar a saúde da população. Órgãos da Administração Direta, da Administração Indireta, Instituições conveniadas e contratadas com o SUS são responsáveis pela implementação das diretrizes formuladas pela SMS, que também tem como atribuição a regulação do sub-sistema de saúde suplementar. Cabe ao Diretor de Saúde, em concordância com o Conselho Municipal de Saúde e o Colegiado de Gestão Regional, garantir a unicidade conceitual e política do sistema de saúde no Município.

 

Setores
05 Unidades de Saúde:
  • 01 Centro de Saúde que abriga uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Especialidades
  • 04 Unidades de Saúde da Família (USF):
 
  • 01 Farmácia Central de dispensação de medicamentos
  • 01 Pronto Socorro Municipal (Conveniado)
  • 01 Hospital Filantrópico conveniado (Santa Casa de Misericórdia de Palmital)
  • Serviços conveniados e contratados

Veja o endereço das unidades

Administrativamente o Departamento Municipal de Saúde subdividi-se em coordenadorias:
  • Vigilância Sanitária
  • Vigilância Epidemiológica
  • Unidade de Avaliação e Controle
  • Equipe Técnica de Auditoria Municipal
  • Assistência Farmacêutica
  • Atenção Básica e Média Complexidade
  • Saúde Bucal
  • Saúde da Mulher
  • Serviço Social e Setor de Agendamento (consultas, exames e transporte)
  • Administração
  • Almoxarifado
   
  Saúde da Família  
   

  A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

 

  Centro de Saúde

 

Incorporando uma Unidade Básica de Saúde, que dá cobertura assistencial para a população não abrangida pela Saúde da Família, e um Centro de Especialidades, que atende todos os munícipes, constitui o principal equipamento de saúde de Palmital.

Especialidades atendidas:
  • Clínica Médica - Pediatria  - Cirurgia Geral  - Pequena Cirurgia  - Ginecologia e Obstetrícia  - Cardiologia  - Ortopedia  - Dermatologia  - Infectologia - Gastroenterologia  - Urologia  - Odontologia  - Psiquiatria  - Fonoaudiologia  - Terapia Ocupacional - Psicologia - Fisioterapia  - Fisioterapia Domiciliar - Nutricionista  - Imunização (Vacinas)  - Atendimento de Enfermagem  - Atendimento Social na Saúde Mental

Alguns atendimentos são realizadas no Centro de Diagnóstico da Santa Casa: Oftalmologia e Otorrinolaringologia

 

  Vigilância Sanitária

Conforme a Lei nº. 8080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse a saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde, compreendida todas as etapas e processos da produção ao consumo, e o controle da prestação de serviços que se relacionem direta ou indiretamente com a saúde.

 

   
Atua na área:
  • Preventiva
  • Curativa
  • Pacientes especiais
  • Urgências
Saúde Bucal

Atua na área:

  • Preventiva
  • Curativa
  • Pacientes especiais
  • Urgências
..

Câncer Bucal

  É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amídalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.
  Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%.

Se você tem mais de 60 anos, procure nossas unidades de saúde e faça seu exame.

Veja com fazer o auto-exame da boca - Clique Aqui

 
 
  Unidade de Avaliação e Controle

A função da Unidade de Avaliação e Controle é desenvolver ações de controle dos serviços prestados pelas unidades sob Gestão Municipal.
Realizar a avaliação e autorização das internações hospitalares – AIH e exames de média e alta complexidades;

Monitorar os processos de internação com o objetivo de verificar a conformidade dos padrões estabelecidos pelas normas e legislação vigentes.

Atuar na orientação e acompanhamento do cumprimento das normas e dos parâmetros que regulamentam o SUS Realizar supervisões programadas nas unidades prestadoras de serviço, analisando o atendimento prestado;

Fornecer dados das informações colhidas da produção dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares, construindo indicadores de avaliação.

.
  Equipe Técnica de Auditoria Municipal

Auditoria é ação de controle para verificar se a realização do atendimento ao cidadão está sendo executada em conformidade com os padrões regulamentares, avaliando a eficiência, a eficácia e a efetividade da assistência prestada e da gestão do sistema de saúde.

.
 Setor de Agendamento

Tem o objetivo de agendar consultas, exames e internações que não são realizados no Município, geralmente em pólos de referência pactuados previamente, bem como o transporte do usuário SUS a estes locais. Hoje o setor de transporte da Saúde conta com uma frota de 05 ambulâncias, 02 peruas tipo Kombi, 01 microônibus e 01 ônibus.

.
  Serviço Social
  • Atendimento social ao público
  • Avaliação social em casos especiais
  • Visitas domiciliares
  • Acompanhamento para órteses e próteses
  • Acompanhamento do serviço de agendamento
  Sites Úteis
 

Portal Saúde gov - Ministério da Saúde.
Brasil, um país de todos! Marca do Governo do Brasil.

Cartilha: Entendendo o SUS

Cartilha de Direito dos usuários do SUS

Site da Saúde

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

.
  Folhetos Informativos
Auto Exame Bucal (PDF)
Informativo que orienta como fazer o auto exame da boca e dá dicas para saúde bucal -
Câncer de Mama (PDF)
Nesse panfleto você encontra informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, ainda mostra como fazer o auto exame das mamas.
Caramujo Africano (PDF)
Principais dicas e preveção sobre o Caramujo Africano  -
Febre Maculosa (PDF)
Informativo que responde às perguntas mais frequentes sobre o transmissor da Febre Maculosa.
 
  Programas da Saúde
   

SAÚDE DA MULHER

O Programa “Nascer e Crescer” tem como objetivo oferecer  um acompanhamento a toda criança do município de Palmital, desde a  assistência ao Pré-Natal, nascimento e primeiro ano de vida, visando a melhor qualidade assistencial em saúde e a redução da mortalidade infantil.

   

SAÚDE MENTAL 

O Projeto de Bem com a Vida tem como objetivo o atendimento multidisciplinar, nas áreas da psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social, no atendimento de pacientes  com transtornos mentais como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, mal uso de drogas e álcool, demência, esquizofrenia entre outros, que podem afetar qualquer pessoa em qualquer época de sua vida.

Saiba mais...

   

SAÚDE BUCAL

Atendimento Odontológico no município de Palmital

"Só existe saúde, com saúde na boca"

 

   

SISREG

 Sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos

   

 

Saúde do Idoso            

   O REVIVER busca proporcionar ao usuário com idade igual ou superior a 60 anos, atendimento diferenciado e de qualidade, iniciando pelo acolhimento dentro das unidades de saúde, priorização no atendimento da pessoa idosa, além de ações preventivas  ao surgimento de agravos que  privem o idoso do envelhecimento  independente e saudável.

               Os  idosos, além de serem amparados pelo Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003, ganharam mais uma Lei de proteção aos seus direitos; a Lei Municipal 2363 de 11 de dezembro de 2009, que garante a toda pessoa com idade igual ou superior à 60 anos, gestantes e lactantes o direito de atendimento prioritário em todos os órgãos prestadores de serviço de saúde.

              A implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é mais uma conquista, pois ela é um instrumento de informação sobre a saúde do usuário idoso e para possível identificação dos idosos frágeis ou em processo de fragilização tornando possível a prevenção dos agravos que incapacitam a nossa população acima de 60 anos.

 


Prefeitura Municipal de Palmital-SP - CNPJ: 44.543.981/0001-99
Praça Mal. Arthur da Costa e Silva, 119 - Centro - Palmital-SP
CEP: 19.970-000 - Fone: (18) 3351-9333