Polo Popular de Informática

O Polo Popular de Informática é um espaço público voltado para o processo de inclusão digital, que provê capacitação profissional, além de garantir a democratização do uso do computador e internet.

Para tanto, foram reunidos os recursos necessários em duas unidades, bairro Paraná e bairro São José, onde são desenvolvidos cursos, treinamentos e oficinas abrangendo temas como mercado de trabalho, profissões na área de informática e ferramentas de desenvolvimento, bem como atendimento às necessidades referentes à Inclusão Digital.

 

   Arquivos
Apostila Microsoft Windows XP
  Polo São José

 

Com a proposta de oferecer gratuitamente cursos de informática e acesso a internet para a população do bairro São José, a Prefeitura de Palmital inaugurou o P.P.I - Polo Popular de Informática – Núcleo São José.

O projeto de inclusão digital foi viabilizado através de parceria com a Caixa Econômica Federal, que fez a doação de 14 microcomputadores em Janeiro de 2006. Equipamentos, móveis e instalações elétricas foram disponibilizados pela Prefeitura.

Na primeira semana de funcionamento, o PPI recebeu inscrições e avaliou a quantidade de vagas disponíveis, além de critérios para o melhor atendimento.

A inauguração ocorreu dia 16/04/2006, como parte das comemorações do 86º Aniversário de Emancipação Político Administrativa de Palmital e contou com a presença de autoridades, convidados e da população em geral.

O Polo está aberto nos períodos da manhã, tarde e noite.

Localização: Prédio do Projeto Ações Educativas

Rua Joaquim Amâncio Ferreria, 600

  Polo Paraná

O Polo Popular de Informática - Núcleo Paraná - foi criado em 2011 como extensão do Polo São José para oferecer cursos na área de tecnologia voltados para a capacitação da profissional, além de garantir a democratização do uso de computadores e internet.

No Polo Paraná são desenvolvidos cursos, treinamentos e oficinas abrangendo temas como mercado de trabalho, profissões na área de informática e ferramentas de desenvolvimento, bem como atendimento às necessidades referentes à Inclusão Digital.

 O espaço do Polo Paraná foi todo remodelado para comportar um verdadeiro centro de tecnologia. O Polo Paraná possui laboratórios com computadores, além do Telecentro, para atender as necessidades dos cursos de iniciação, webdesigner e formatação de documentos. E também salas equipadas para atender os cursos de hardware e redes de computadores. O ambiente também deve comportar uma incubadora de micro empresas e prestadores de serviço, para estimular a produção de softwares, aplicação dos conhecimentos na prática dos estudantes de tecnologia da informação.

 

Lista de alunos matriculados para os cursos

 

 
  Acesso Livre

O Polo de Informática do bairro Paraná fica aberto para o acesso livre aos computadores.

Os horários designados para esse fim são:

 
de segunda a quinta-feira
9:30 às 11:00
14:30 às 17:00
20:30 às 22:00
de sexta-feira
8:00 às 11:00
13:00 às 17:00
19:00 às 22:00

.

Localização: Rua Luiz Piva, 83

(Prédio da Antiga APAE)

  Cursos oferecidos

 

Iniciação em Informática

Aprender a trabalhar com o ambiente Windows. Acessar e navegar na Internet, acessar sites, fazer pesquisas e downloads, visitar lojas virtuais e utilizar recursos comuns disponibilizados pela Internet; aprender a registrar um e-mail gratuito e fazer exercícios práticos de enviar e receber e-mails, com arquivos anexos. O Microsoft Word aprender a utilizar o processador de textos como substituto da máquina de escrever. O Microsoft Excel, aprender a utilizar a planilha eletrônica para fazer cálculos, controles de despesas, orçamentos pessoais e todo e qualquer controle numérico com uso de tabelas e gráficos.  

 

Hardware

Montagem e manutenção em computadores e periféricos

 

Web Designer

Criação de páginas, edição de imagens

HTML - KompoZer - Gimp

 

Redes de computadores

Iniciação a estrutura de redes

Protocolos, equipamentos, segurança

 

Formatação de documentos

Utilização do computador para criar memorando, curriculo, ofício, requerimento, etc.

  Telecentro

É um ambiente voltado para a oferta de cursos de aperfeiçoamento com o objetivo principal de capacitação para o mercado de trabalho. É composto por vários computadores interligados em rede local e conectados à internet e tem a orientação de monitores capacitados para atender às demandas dos usuários dos Telecentros.

Oficinas abordadas:

  • Oficinas de pesquisa na rede: Conexão de Saberes, Educação ambiental, Capacitação para inserção no mundo do trabalho e arte digital;

  • Aprimorar o conhecimento em planilhas eletrônicas;

  • Criação de gráficos, funções financeiras, entre outros;

  • Oficinas HTML, fornecendo base à criação de sites;

  • Tabelas, links, inserção de imagens, formatação de caracteres;

  • Rotinas de escritório.

 Em Palmital, o Tele Centro foi inaugurado no dia 12 de Dezembro de 2008.

 

Veja também: Saúde | Educação | Centro Cultural