PREFEITURA MUNICIPAL - PALMITAL - Trabalho e Desenvolvimento
   
   
   

   Projeto Libélula

     

 

Associado ao Departamento
de Saúde e Saneamento

Ações do Projeto

 

O Projeto Libélula tem como objetivo central a prevenção como também responder a nossa demanda de urgência e estabelecer articulações sistemáticas e contínuas entre os serviços voltados para o atendimento de prevenção e acolhimento a vítimas de violência sexual.

Temos atendido vítimas de violência sexual em nosso município e encontramos dificuldade no acolhimento e acompanhamento junto aos seus familiares, já que o agressor na maioria das vezes é do meio familiar. Outra dificuldade encontrada é a falta de comprometimento e visão dos profissionais envolvidos, talvez por falta de capacitação específica ou por demanda de atendimento de outras solicitações maiores que a oferta de mão-de-obra.

 

 
 
 
 
 
 
 
 

O nosso município conta com o Projeto Libélula específico de atendimento na área de violência sexual, onde todos os casos são encaminhados para o Hospital Regional de Assis para avaliação da equipe médica do Programa Pétala, sendo que no ano de 2011 foram confirmados e atendidos 9 casos de violência sexual.
A Direção de Saúde de Palmital incentiva nossa participação enquanto profissionais de saúde, já iniciamos o I Curso de Aprimoramento profissional no mês de agosto de 2012, com intuito de criar um trabalho específico no município no sentido de enriquecer nosso conhecimento.

Este projeto foi contemplado pelo Ministério da Saúde com repasses financeiros para implementação, onde pretendemos agregar mais conhecimentos sobre o assunto para com isso aplicarmos as ferramentas que nos serão disponibilizados tornando agentes divulgadores de melhorias tanto para o público alvo quanto para os colegas de trabalho.

A violência pode ter caráter não só destrutivo, mas também, corretivo, no sentido de solucionar o que o diálogo não foi capaz de fazê-lo como o castigo físico praticado aos filhos por seus pais no intuito de educá-los. Os mais traumáticos, podem em longo prazo ter consequências, em termos de saúde biopsicossocial.

Neste sentido, nós profissionais da saúde verificamos a necessidade de sensibilizarmos profissionais das diversas áreas afins, vinculados ou não a instituições governamentais, em uma ação conjunta com membros dos departamentos de: Educação/Cultura e Desportos, CRAS, Santa Casa, Pronto Socorro, Conselhos Municipais, Delegacia, Polícia Militar e Civil, Unidades de Saúde, representantes da Sociedade Civil, e outros parceiros que venham fazer parte desta equipe, formando assim facilitadores dos processos de implantação da rede integrada de atendimento às Vítimas de Violência Sexual.

   
Ações do Projeto Libélula
   

Passeata do Projeto - 18 de maio de 2012

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Participação de projetos, Conselho Tutelar e membros da sociedade em geral.

Veja as fotos

   

Capacitação 2012.

Tema: “ I Curso de Aprimoramento Profissional: “ O Enfrentamento da Violência no contexto Social contemporâneo.”

Dias: 03, 10, 17, 24 e 31 de Agosto e dias 14, 21 e 28 do mês de Setembro de 2012

Horário: 7h30min - Local: Departamento de Educação - Rua: João Moreira da Silva, 115
 

Objetivo:

- O objetivo principal é o aprimoramento profissional com relação a violência, seus meios de prevenção e acesso à rede de atenção a saúde.

 

Público Alvo:

- Representantes do Departamento de Saúde e Saneamento;

- Unidades de Saúde;

- Departamentos Municipais;

- Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;

- Representantes de Clubes e Serviços;

- Representantes de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares;

- Representantes de Entidades Sociais;

- Representantes de Projetos Sociais;

- Outros.

Veja as fotos

   

Desfile 7 de setembro ano 2012.

Tema abordado no Desfile deste ano foi a Transição Democrática.

Enfocamos na faixa do nosso projeto a seguinte fala:

“Devido ao avanço da transição democrática, a Lei Maria da Penha transformou a dor em luta e a tragédia em solidariedade”.

Veja as fotos

   
 


Prefeitura Municipal de Palmital-SP - CNPJ: 44.543.981/0001-99
Praça Mal. Arthur da Costa e Silva, 119 - Centro - Palmital-SP
CEP: 19.970-000 - Fone: (18) 3351-9333